• O Gacc
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  • Missão

    Proporcionar todas as condições para que crianças e adolescentes carentes, com câncer, realizem o tratamento médico adequado.

  • Quem somos

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA) é uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos, filantrópica, fundada em janeiro de 1988, com a missão de prestar à criança e ao adolescente, toda a assistência e apoio necessário à realização do tratamento da doença, cujas chances de cura situam-se hoje em 80%.

    Assiste à crianças e adolescentes oriundos de famílias com desfavorável situação econômica, educacional e cultural, sendo a maioria delas proveniente do interior do estado. São famílias que, quase sempre, não possuem fonte de renda fixa, e os pais trabalham na maioria dos casos no setor informal, para conseguir, com dificuldade, uma sustentação mínima da família.

    Na Bahia, segundos dados do INCA, a cada ano são registrados em média 500 novos casos de crianças com câncer e destes, também em média, 40% são encaminhadas para a nossa Instituição. Atualmente é prestada assistência a cerca de 550 crianças/adolescentes por ano, e a seus acompanhantes.

    Já são 34 anos de existência do GACC-BA com muito trabalho, solidariedade, e resultados expressivos, e a nossa meta é continuar desenvolvendo nossa missão com o melhor padrão de qualidade, atendendo a todos aqueles que precisarem de assistência e suporte para a realização do tratamento e sua posterior recuperação, não permitindo assim, qualquer paciente que chegue a nós não seja assistido.

História

  • Surge uma chama

    Os caminhos da vida são curiosos. E as motivações que tornam os sonhos realidade surgem, na maioria das vezes, inesperadamente. Foi assim, numa circunstância dolorosa pela condição de um filho diagnosticado com o câncer, que Dr. Roberto Sá Menezes, empresário de sucesso no estado, conheceu a Dra. Nubia Mendonça, oncologista pediátrica, referência nacional nesta especialidade.

    No decorrer deste contato, conversas sobre a situação, à época, das crianças e adolescentes em suspeita ou acometidas pela doença na Bahia e fortaleceu-se uma ideia inovadora: construir uma casa exclusivamente para abrigar esses pacientes, tornando o tratamento mais efetivo e evitando evasões e interrupções, permitindo assim que a cura se realizasse dentro de um plano previsto.

    Estabeleceu-se então um divisor de águas, marcando uma nova fase na realização do sonho de combater o câncer infantojuvenil no estado. Com poucos recursos financeiros no início, porém muita dedicação e solidariedade de pessoas que prontamente se conectaram à ideia, foi criado, em 05/01/1988, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer - Bahia, conhecido nacionalmente pela sigla GACC-BA. A adesão voluntária seguiu crescendo além do imaginado conforme a notícia se espalhava.

  • As primeiras Casas de Apoio à Criança com Câncer na Bahia

    1sede gacc baA experiência em administração de Dr. Roberto Sá Menezes conferiu ordenação ao processo de aquisição da primeira sede do GACC-BA, localizada na Travessa Padre Miguelinho, com a colaboração das Voluntárias Sociais da Bahia e da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). A casa era simples, com dois pisos, porém bem estruturada, possuindo quatro quartos, um banheiro e cozinha. A montagem da casa foi feita também com o espírito da doação e muito trabalho voluntário, quando foram realizadas as reformas e adquiridos o mobiliário necessário.

    Pesquisando o que havia de semelhante no Brasil e no mundo, o crescimento do trabalho foi se organizando para atender cada vez melhor a demanda crescente de pacientes que procuravam o GACC-BA, e logo se fez necessário uma sede mais ampla, que veio em 1993 através de uma doação anônima. Esta nova sede, localizada no Tororó, era uma casa maior, com oito quartos e cinco banheiros (capacidade de abrigar 25 famílias), cercada por ampla área destinada à recreação. Possuía ainda uma cozinha semi-industrial, e escritórios para funcionamento do Serviço Social e da Gerência de Hotelaria, e um almoxarifado. A primeira sede, contudo, continuava funcionando, agora composta da Secretaria Geral, Gerência Administrativa-Financeira e da Coordenação do Programa Voluntariado.

    A partir daí, o GACC-BA continuou a agregar serviços aos seus pacientes, como por exemplo, a implantação do gabinete odontológico. Havia a consciência de que aquelas não eram, ainda, as condições ideais para oferecer ao paciente e ao seu acompanhante e atender a demanda crescente, contudo, a maior parte dos requisitos necessários para a estada do paciente na capital, ao longo do tratamento, estava ocorrendo de maneira satisfatória. As dificuldades emergenciais, como a falta de determinado mantimento ou materiais diversos, eram supridas por doações da sociedade.

  • A sede definitiva

    A aproximação com o Hospital São Rafael, que passou a receber pacientes do GACC-BA, levou à doação do terreno no qual seria construída a sede definitiva, projetada para atender a todos os requisitos listados pelos diversos profissionais de saúde e de assistência, visando oferecer um apoio integral ao tratamento. O Grupo continuou a trabalhar intensivamente, captando doações de empresas e pessoas e agindo no sentido de manter a fidelidade dos responsáveis maiores pela manutenção do trabalho que se realizava, e conseguiu um apoio do Fundo Social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o que tornou possível a realização do sonho da edificação da nova sede em 2000, com 4.200m² de área construída.

    Desde então, o GACC-BA manteve o foco no trabalho de assistência ao paciente infantojuvenil carente do estado da Bahia e, agora com uma estrutura adequada ao tamanho do desafio que lhe cabe, segue agregando novos serviços, espaços e projetos, e aperfeiçoando continuamente também maneiras de sustentar o trabalho com consistência como, por exemplo, através da implementação do Centro Diagnóstico do GACC-BA (CDG).

  • Sócio Fundadores

    1. Adalberto Cerqueira Freitas
    2. Auxiliadora Medrado
    3. Deolindo Checcucci Neto
    4. Dirceu Eloy
    5. Eny Guimarães Carvalho
    6. Fernando Henrique Batista Chagas
    7. Gildete Sales Lessa
    8. Graciane Silveira
    9. Guilherme Sodré Martins
    10. Heloísa de Andrade
    11. Irene Del Rey
    12. Jorge Bahia de Carvalho
    13. Jorge Valente Filho
    14. José Henrique Silva Barreto
    15. Kátia Freitas
    16. Lívia Monteiro
    17. Lúcia Cavalcante
    18. Luiz Antônio Vasconcellos Carreira
    19. Maria Celeste Castro
    20. Maria Auxiliadora Xavier Macedo
    21. Maria de Lourdes Souza Daltro
    22. Maria do Socorro Mendonça
    23. Maria Dolores Fonseca Dórea
    24. Maria Graciete Sá Beirão
    25. Maria Joseisa Lima Verde
    26. Marcos Medrado
    27. Mariléia Rita Galvão Checcucci
    28. Neuza Barros
    29. Niwton Macedo Barral
    30. Nubia Mendonça
    31. Patrícia Silva Costa
    32. Paulo Roberto Pepe Serra
    33. Paulo Rubens Souza Meccia
    34. Roberto Albuquerque Sá Menezes
    35. Rodrigo Albuquerque Sá Menezes
    36. Romelia Menezes
    37. Roque Salvador Andrade e Silva
    38. Rozana Santos Teixeira
    39. Silvan Frenzel
    40. Sônia Lopes

Detalhes da nossa estrutura

Sede

Inaugurada no dia 14 de julho de 2000, a atual sede foi edificada em um terreno doado pelo Monte Tabor-Centro Ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária, instituição filantrópica da Bahia, com origem em Milão-Itália. Vizinho a uma reserva de Mata Atlântica, o prédio tem 4.200 m² de área construída, em cinco pavimentos, e possui 50 apartamentos com sanitários privativos, perfazendo um total de 110 leitos, e instalações projetadas para a melhor realização dos serviços que o GACC-BA oferece.

Foi construído com recursos do BNDES, de doações de empresas e de pessoas físicas, e de reservas financeiras que a entidade dispunha resultante da colaboração de associados

Diretoria / Conselho

Diretoria Executiva

  • Roberto Sá Menezes - Presidente
  • Nubia Mendonça - Diretora de Relações Institucionais
  • Antonio Edson Souza Meira Junior - Diretor

Conselho Fiscal

TITULARES

  • Antônio Carlos Mansur de Freitas
  • Décio Sampaio Barros
  • José Hamilton Lage Soares

SUPLENTES

  • Maria Izabel Quadros Ciacci
  • Sinval Vieira da Silva Filho

Conselho de Administração

TITULARES

  • Manoelito dos Santos Souza - Presidente
  • Frederico Pedreira Luz - Vice-Presidente
  • Roberto Sá Menezes - Membro Nato (licenciado)
  • Nubia Mendonça - Membro Nato (licenciada)
  • Mariléa Rita Galvão Checcucci - Membro Nato
  • Edilucio Fernandes
  • Edmundo Guimarães Lima Filho
  • Walter Duarte Barreto Junior
  • Fernando Barros Silva
  • Roque Salvador Andrade e Silva

SUPLENTE

  • Maria das Graças Bispo dos Santos

Estrutura da Sede

Térreo - Pavimento “BNDES”

  • Portaria/Recepção;
  • Clínica de Medicina de Tráfego;
  • Gerência Administrativo-Financeira;
  • Serviço de Telemarketing (atividade de auto sustentação);

1º Andar – Pavimento “São Rafael”

  • Diretoria;
  • Arquivo;
  • Auditório para 100 lugares, com hall e 2 salas de reunião (“Espaço PETROBRAS”);
  • 18 apartamentos com sanitários privativos (Ala “João Jorge Saad”);
  • Coordenação do Voluntariado;
  • Almoxarifado I;
  • Secretaria Geral;
  • Assessoria de Captação de Recursos;
  • Assessoria de Comunicação;
  • Câmara frigorífica do CDG

2º Andar

  • Espaço do Adolescente “Carol”;
  • 12 apartamentos com sanitários privativos;
  • 1 apartamento para isolamento;
  • 5 apartamentos duplos (4 pessoas cada) com sanitários privativos;
  • Gabinete Odontológico “Sofia Olszewsky Filha”;
  • Serviço Social;
  • Serviço de Psicologia;
  • Gerencia de TI;
  • Centro de Diagnóstico do GACC – CDG (atividade de autossustentação).

3º Andar

  • Brinquedoteca Senninha ® (Espaço multiuso com brinquedoteca, sala de artes, música, teatro e informática);
  • Biblioteca;
  • 8 apartamentos com sanitários privativos (Ala “Lourdes Martins”);
  • Refeitório com 56 lugares para pacientes e acompanhantes;
  • Cozinha Industrial;
  • Gerência de Hotelaria;
  • Serviço de Reprografia;
  • Serviço de Nutrição;
  • Espaço de alimentação para colaboradores e voluntários;
  • Lavanderia;
  • Almoxarifado II;
  • Estacionamento interno;
  • Serviço de Manutenção;
  • Subestação;
  • Casa de geradores.

4º Andar

  • Serviço de Apoio Pedagógico (SAP);
  • Serviço de Fisioterapia;
  • Sala de informática
  • 6 apartamentos com sanitários privativos;
  • Bazar;
  • Sala de atividade dos voluntários;
  • Playground coberto (espaço de convivência);
  • Vestiário;
  • Área de manutenção/depósito.

    Área Externa

    • Horta (“Portal Neuza Lebram”);
    • Espaço da Criança (parquinho com brinquedos recreativos diversos);

    Prédio anexo - ampliação concluída em 2018

  • Acesso para clientes do CDG;
  • Recursos Humanos
  • Contabilidade
  • Nosso Desempenho

    • DEMONSTRATIVO FINANCEIRO
      ATIVO 2021
      CIRCULANTE 13.255.050,97
      NÃO CIRCULANTE

      12.885.853,27

      COMPENSAÇÃO 67.569,02
      SUBTOTAL 26.208.473,26
         
      PASSIVO 2021
      CIRCULANTE

      2.879.199,57

      PATRIMONIO 23.261.704,67
      COMPENSAÇÃO

      67.569,02

      SUBTOTAL 26.208.473,26
         
      RESULTADO 2021
      RECEITA 32.089.226,25
      DESPESAS -9.882.419,00
      CUSTOS

      -17.476.960,35

         
      TOTAL 4.729.846,90

    Certificados e Títulos

    • Utilidade Pública Municipal
    • Utilidade Pública Estadual
    • Utilidade Pública Federal
    • OS – Organização Social do Estado da Bahia
    • Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS)
    • Credenciamento do Laboratório de Imunogenética e Transplantes (CDG)
    • Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador – CMASS
    • Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA
    • Inscrição no Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS
    • Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
    • Conselho Regional de Biomedicina – CRBM
    • Conselho Regional de Medicina da Bahia – CREMEB
    • Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO 7
    • Conselho Regional DE Nutrição – 5ª REGIÃO
    • Conselho Regional de Farmácia – CRF
    • Organização Social do Municipio de Salvador - OSC (Qualificada pela Prefeitura Municipal, em conformidade com o disposto nos arts. 4º e 5º da Lei nº 8.631 de 25/07/2014, para atuar na área da Saúde – Decreto Simples publicado do Diário Oficial do Município em 07/06/2017)

     

    ACESSE O NOSSO ESTATUTO EM PDF
    ACESSE O RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2023
    ACESSE O DEMONSTRATIVO CONTÁBIL 2022


    DOAÇÕES FINANCEIRAS:

    Telefone: 71 3399-2020
    Pix: doe@gaccbahia.org.br l CNPJ: 32.605.917/0001-06

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