• O Gacc
bot amor que voce doa
Colabore
  • Missão

    Promover a assistência psicossocial, médica e financeira às crianças e adolescentes com câncer, oriundas de famílias carentes, de maneira a propiciar-lhes as condições necessárias para serem submetidas ao tratamento médico adequado no combate a essa moléstia.

  • Quem somos

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA) é uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos, filantrópica, fundada em janeiro de 1988, com a missão de prestar à criança e ao adolescente, toda a assistência e apoio necessário à realização do tratamento da doença, cujas chances de cura situam-se hoje em 80%.

    Assiste à crianças e adolescentes oriundos de famílias com desfavorável situação econômica, educacional e cultural, sendo a maioria delas proveniente do interior do estado. São famílias que, quase sempre, não possuem fonte de renda fixa, e os pais trabalham na maioria dos casos no setor informal, para conseguir, com dificuldade, uma sustentação mínima da família.

    Na Bahia, segundos dados do INCA, a cada ano são registrados em média 500 novos casos de crianças com câncer e destes, também em média, 40% são encaminhadas para a nossa Instituição. Atualmente é prestada assistência a cerca de 550 crianças/adolescentes por ano, e a seus acompanhantes.

    Já são 28 anos de existência do GACC-BA com muito trabalho, solidariedade, e resultados expressivos, e a nossa meta é continuar desenvolvendo nossa missão com o melhor padrão de qualidade, atendendo a todos aqueles que precisarem de assistência e suporte para a realização do tratamento e sua posterior recuperação, não permitindo assim, qualquer paciente que chegue a nós não seja assistido.

História

  • Surge uma chama

    Os caminhos da vida são curiosos. E as motivações que tornam os sonhos realidade surgem, na maioria das vezes, inesperadamente. Foi assim, numa circunstância dolorosa pela condição de um filho diagnosticado com o câncer, que Dr. Roberto Sá Menezes, empresário de sucesso no estado, conheceu a Dra. Nubia Mendonça, oncologista pediátrica, referência nacional nesta especialidade.

    No decorrer deste contato, conversas sobre a situação, à época, das crianças e adolescentes em suspeita ou acometidas pela doença na Bahia e fortaleceu-se uma ideia inovadora: construir uma casa exclusivamente para abrigar esses pacientes, tornando o tratamento mais efetivo e evitando evasões e interrupções, permitindo assim que a cura se realizasse dentro de um plano previsto.

    Estabeleceu-se então um divisor de águas, marcando uma nova fase na realização do sonho de combater o câncer infantojuvenil no estado. Com poucos recursos financeiros no início, porém muita dedicação e solidariedade de pessoas que prontamente se conectaram à ideia, foi criado, em 05/01/1988, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer - Bahia, conhecido nacionalmente pela sigla GACC-BA. A adesão voluntária seguiu crescendo além do imaginado conforme a notícia se espalhava.

  • As primeiras Casas de Apoio à Criança com Câncer na Bahia

    1sede gacc baA experiência em administração de Dr. Roberto Sá Menezes conferiu ordenação ao processo de aquisição da primeira sede do GACC-BA, localizada na Travessa Padre Miguelinho, com a colaboração das Voluntárias Sociais da Bahia e da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB). A casa era simples, com dois pisos, porém bem estruturada, possuindo quatro quartos, um banheiro e cozinha. A montagem da casa foi feita também com o espírito da doação e muito trabalho voluntário, quando foram realizadas as reformas e adquiridos o mobiliário necessário.

    Pesquisando o que havia de semelhante no Brasil e no mundo, o crescimento do trabalho foi se organizando para atender cada vez melhor a demanda crescente de pacientes que procuravam o GACC-BA, e logo se fez necessário uma sede mais ampla, que veio em 1993 através de uma doação anônima. Esta nova sede, localizada no Tororó, era uma casa maior, com oito quartos e cinco banheiros (capacidade de abrigar 25 famílias), cercada por ampla área destinada à recreação. Possuía ainda uma cozinha semi-industrial, e escritórios para funcionamento do Serviço Social e da Gerência de Hotelaria, e um almoxarifado. A primeira sede, contudo, continuava funcionando, agora composta da Secretaria Geral, Gerência Administrativa-Financeira e da Coordenação do Programa Voluntariado.

    A partir daí, o GACC-BA continuou a agregar serviços aos seus pacientes, como por exemplo, a implantação do gabinete odontológico. Havia a consciência de que aquelas não eram, ainda, as condições ideais para oferecer ao paciente e ao seu acompanhante e atender a demanda crescente, contudo, a maior parte dos requisitos necessários para a estada do paciente na capital, ao longo do tratamento, estava ocorrendo de maneira satisfatória. As dificuldades emergenciais, como a falta de determinado mantimento ou materiais diversos, eram supridas por doações da sociedade.

  • A sede definitiva

    A aproximação com o Hospital São Rafael, que passou a receber pacientes do GACC-BA, levou à doação do terreno no qual seria construída a sede definitiva, projetada para atender a todos os requisitos listados pelos diversos profissionais de saúde e de assistência, visando oferecer um apoio integral ao tratamento. O Grupo continuou a trabalhar intensivamente, captando doações de empresas e pessoas e agindo no sentido de manter a fidelidade dos responsáveis maiores pela manutenção do trabalho que se realizava, e conseguiu um apoio do Fundo Social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o que tornou possível a realização do sonho da edificação da nova sede em 2000, com 4.200m² de área construída.

    Desde então, o GACC-BA manteve o foco no trabalho de assistência ao paciente infantojuvenil carente do estado da Bahia e, agora com uma estrutura adequada ao tamanho do desafio que lhe cabe, segue agregando novos serviços, espaços e projetos, e aperfeiçoando continuamente também maneiras de sustentar o trabalho com consistência como, por exemplo, através da implementação do Centro Diagnóstico do GACC-BA (CDG).

Detalhes da nossa estrutura

Sede

Inaugurada no dia 14 de julho de 2000, a atual sede foi edificada em um terreno doado pelo Monte Tabor-Centro Ítalo Brasileiro de Promoção Sanitária, instituição filantrópica da Bahia, com origem em Milão-Itália. Vizinho a uma reserva de Mata Atlântica, o prédio tem 4.200 m² de área construída, em cinco pavimentos, e possui 50 apartamentos com sanitários privativos, perfazendo um total de 110 leitos, e instalações projetadas para a melhor realização dos serviços que o GACC-BA oferece.

Foi construído com recursos do BNDES, de doações de empresas e de pessoas físicas, e de reservas financeiras que a entidade dispunha resultante da colaboração de associados

Diretoria / Conselho

Diretoria Executiva

  • Roberto Sá Menezes - Presidente
  • Flávia Machado Nogueira - Diretora de Assistência
  • Nubia Mendonça - Diretora de Relações Institucionais
  • Evandro Gonçalves – Diretor Administrativo e Financeiro

Conselho Fiscal

TITULARES

  • Antônio Carlos Mansur de Freitas
  • Décio Sampaio Barros
  • José Hamilton Lage Soares

SUPLENTES

  • Guilherme Nunes Ribeiro
  • Sinval Vieira da Silva Filho

Conselho de Administração

TITULARES

  • Manoelito dos Santos Souza - Presidente
  • Frederico Pedreira Luz - Vice-Presidente
  • Roberto Sá Menezes - Membro Nato (licenciado)
  • Nubia Mendonça - Membro Nato (licenciada)
  • Mariléa Rita Galvão Checcucci - Membro Nato
  • Fabrício Checcucci Sá Menezes
  • Fernando Barros Silva
  • Roque Salvador Andrade e Silva

SUPLENTE

  • Maria das Graças Bispo dos Santos

Estrutura da Sede

Térreo - Pavimento “BNDES”

  • Portaria
  • Recepção / Espera;
  • Gerência Administrativo-Financeira;
  • Serviço de Telemarketing (atividade de auto sustentação);

1º Andar – Pavimento “São Rafael”

  • Diretoria;
  • Arquivo;
  • Auditório para 100 lugares, com hall e 2 salas de reunião (“Espaço PETROBRAS”);
  • 18 apartamentos com sanitários privativos (Ala “João Jorge Saad”);
  • Coordenação do Voluntariado;
  • Almoxarifado I;
  • Secretaria Geral;
  • Assessoria de Captação de Recursos;
  • Assessoria de Comunicação;
  • Coordenação do Voluntariado;
  • Almoxarifado I;
  • Secretaria Geral;
  • Assessoria de Captação de Recursos;
  • Assessoria de Comunicação.

2º Andar

  • Espaço do Adolescente “Carol”;
  • 12 apartamentos com sanitários privativos;
  • 1 apartamento para isolamento;
  • 5 apartamentos duplos (4 pessoas cada) com sanitários privativos;
  • Gabinete Odontológico “Sofia Olszewsky Filha”;
  • Serviço Social;
  • Serviço de Psicologia;
  • Gerencia de TI;
  • Centro de Diagnóstico do GACC – CDG (atividade de auto sustentação).

3º Andar

  • Espaço Senninha ® (composto pela Brinquedoteca, Espaço das Artes, Espaço de Teatro e Espaço da Informática);
  • Biblioteca;
  • 8 apartamentos com sanitários privativos (Ala “Lourdes Martins”);
  • Refeitório para 56 lugares;
  • Gerência de Hotelaria;
  • Serviço de Nutrição;
  • Cozinha Industrial;
  • Lavanderia;
  • Contabilidade;
  • Almoxarifado II;
  • Câmara frigorífica;
  • Pátio de Serviços.

4º Andar

  • Serviço de Apoio Pedagógico (SAP);
  • Serviço de Fisioterapia;
  • 6 apartamentos com sanitários privativos;
  • Bazar;
  • Sala de atividade dos voluntários;
  • Playground coberto (espaço de convivência);
  • Vestiário;
  • Área de manutenção/depósito.

    Área Externa

    • Horta (“Portal Neuza Lebram”);
    • Espaço da Criança (parquinho com brinquedos recreativos diversos);
    • Área verde
    • Estacionamento.

    Nosso Desempenho

    • DEMONSTRATIVO FINANCEIRO
      ATIVO 2015
      CIRCULANTE 11.381.455,80
      NÃO CIRCULANTE 5.388.041,63
      COMPENSAÇÃO 82.664,83
      SUBTOTAL 16.852.162,26
         
      PASSIVO 2015
      CIRCULANTE 3.208.449,87
      PATRIMONIO 13.561.047,56
      COMPENSAÇÃO 82.664,83
      SUBTOTAL 16.852.162,26
         
      RESULTADO 2015
      RECEITA 18.135.394,64
      DESPESAS (-7.741.968,61)
      CUSTOS (-8.625.497,30)
      OUTRAS DESPESAS (-1743,01)
      TOTAL 1.766.185,72

    Certificados e Títulos

    • Utilidade Pública Municipal
    • Utilidade Pública Estadual
    • Utilidade Pública Federal
    • OS – Organização Social do Estado da Bahia
    • Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS)
    • Credenciamento do Laboratório de Imunogenética e Transplantes (CDG)
    • Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador – CMASS
    • Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA
    • Inscrição no Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS
    • Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
    • Conselho Regional de Biomedicina – CRBM
    • Conselho Regional de Medicina da Bahia – CREMEB
    • Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO 7
    • Conselho Regional DE Nutrição – 5ª REGIÃO
    • Conselho Regional de Farmácia – CRF
    Colabore com o GACC-BA. Ligue 71 3399-2020

    Doações Financeiras

    Banco Bradesco
    Banco do Brasil
    Caixa Econômica Federal
    Banco Itaú
    loja online
    seja um parceiro
    bot paypal
    bot dotz

    Receba o nosso Newsletter